Muitos homens/mulheres juram e acreditam que os itens abaixo são VERDADES, mas não passam de MITOS.
Então, vamos derrubar alguns MITOS?
1) SE TEM GUARDA COMPARTILHADA NAO PAGA PENSÃO ➡️ MITO!
Independente da modalidade de guarda, a pensão é definida pelo binômio possibilidade (dinheiro de quem paga) e necessidade (despesas da criança), dentro da “proporção”, ou seja, a criança terá um lar de referência (local pra morar fixo), e certamente terá mais despesas.
2) O FILHO VAI PASSAR 15 DIAS COM CADA PAI ➡️ MITO!
Isso chama-se convivência alternada, e não é indicado, na maioria das vezes, para crianças de tenra idade , pois prejudica e causa confusão no menor. Além do mais, não há regra nessa modalidade de visita. Ter guarda compartilhada significa compartilhar decisões e responsabilidade e equiparar (melhorar) as visitas, mas não significa que você vai dividir os dias com o pai/mãe. Esse tipo de convivência é mais aceita quando os filhos são adolescentes, ou quando os pais tem um bom diálogo, acordando dessa forma.
3) PRECISA DE AUTORIZAÇÃO PARA VIAJAR SEMPRE! ➡️ MITO!
Nos seus dias, você não precisa de autorização pra curtir um lazer com seu filho dentro do país (para exterior precisa, independente da guarda). Eu sempre indico, e a lei fala em compartilhar também informações, ou seja, você comunica o pai/mãe (pq se precisar socorrer a criança, ao menos ele sabe onde está, e inversamente ele tem que te comunicar) pra onde vai (não precisa dar detalhamento completo do descanso). O pedido de autorização é válido quando você vai precisar usar os dias do pai/mãe, e assim, você pede para trocar para o próximo final de semana.
4) VOU SER UMA ESCRAVA DO PAI, PRESTANDO INFORMAÇÕES TODA HORA ➡️ MITO!
Muitas pais me perguntam isso: é preciso ficar respondendo o pai/mãe toda hora, se a criança comeu, foi no banheiro, brincou, cagou, etc., e a resposta é NÃO! Fatos de saúde e educação são essenciais no compartilhamento de decisões, mas você não tem que ficar dando relatório sobre o que o filho fez, na hora que o pai/mãe pergunta. Responda quando estiver disponível!
✅ Deseja realizar uma consultoria gratuita para saber sobre os seus direitos? Clique neste link https://api.whatsapp.com/send?phone=554132066001 para falar com um advogado especialista.
Equipe Jefferson Almeida Advocacia.
Comentarios